(46) 3262-1445

Negócio a Negócio em Palmas

terça, 10 de maio de 2016

Programa leva melhorias em gestão para dentro de empresas no PR

Imagine uma empresa com dificuldades financeiras e de gestão, em que o empresário precisa de ajuda para melhorar seus resultados e, quando menos se espera, a solução bate à sua porta. É esse o objetivo do Programa Negócio a Negócio, do Sebrae/PR, serviço totalmente gratuito que oferece orientações de gestão empresarial para proprietários de micro e pequenas empresas, por meio de visitas de agentes de atendimento credenciados do Sebrae/PR.

Sucesso desde 2009, o Programa Negócio a Negócio já atingiu o número de 200 mil empresas beneficiadas em todo Estado, mais de 37 mil, só no ano passado. Em 2016, a expectativa é atender mais 26 mil até o final do ano. “De fevereiro a abril deste ano, já atendemos mais de oito mil empresas. Esse programa fortalece os empresários, porque os sensibiliza para a melhoria da gestão empresarial, e o Sebrae está pronto para ajudar. O resultado é positivo para as empresas e sociedade como um todo”, destaca Lucas Hahn, coordenador estadual do Programa, no Paraná.

Diferente dos demais programas da entidade, o foco não são mudanças estruturais, mas melhorias em aspectos de finanças, mercado, pessoas, planejamento e organização para empresas dos segmentos de indústria, comércio e serviços. Com duas visitas de uma hora e um intervalo máximo de 15 dias entre elas – uma para a realização de um diagnóstico da atuação da empresa e outra para a devolutiva e elaboração de um plano de ação –, o Negócio a Negócio busca alcançar os empresários que trabalham com estrutura enxuta de trabalho e que, por esse motivo, não conseguem se deslocar para buscar o atendimento do Sebrae/PR.

De acordo com Hahn, por meio do Negócio a Negócio, a ideia é que o empresário tenha uma ajuda especializada para pensar o seu negócio para os próximos anos, o que quer atingir, e visualizar ações efetivas para conquistar o resultado que espera. “Neste momento de crise, trabalhar aspectos de planejamento e gestão é fundamental, e o Sebrae/PR oferece esse benefício de forma gratuita, para que os empresários consigam enfrentar as dificuldades e melhorar seus resultados. Se ele estiver mais preparado agora, no futuro será ainda mais fácil obter retorno”, analisa.

Apoio decisivo

Tatiana Santos, de Palmas, no sudoeste do Paraná, trabalha com confecção de peças artesanais, venda de tecidos e aviamentos. Depois de trabalhar como MEI por aproximadamente dois anos, ela decidiu comprar uma loja que estava fechando. “Foi aí que iniciou meu sonho e, ao mesmo tempo, meu maior desafio. Com o auxílio do Sebrae/PR, consegui passar com sucesso por muitos obstáculos”, aponta. A jovem empresária relembra as dificuldades e reconhece que, sem as orientações e consultorias do Sebrae/PR, não teria tido êxito. “O consultor fez com que eu acreditasse na minha capacidade, ao mesmo tempo em que me orientava sobre como administrar o negócio”, recorda.

Fonte: Assessoria de Imprensa SEBRAE

Galeria de Fotos