Integrantes do Movimento Palmas Desenvolvida estiveram reunidos na manhã desta sexta-feira (19) com o deputado estadual, Bernardo Ribas Carli (PSDB), num encontro de trabalho para discussão e encaminhamentos às reivindicações constantes na Carta de Palmas que foram assumidas como compromisso pelo parlamentar, durante a campanha eleitoral de 2014.
No auditório da Associação Comercial (ACIPA) inicialmente foram apresentados novamente os pleitos formulados por 34 entidades da sociedade civil organizada do município. Dentre as principais demandas reforçadas e tidas como estratégicas para o desenvolvimento do município e região, está o apoio à criação de uma nova área para o crescimento industrial no município; a Instituição de uma nova Região Administrativa(RA) envolvendo os municípios da microrregião de Palmas e a instituição de políticas públicas de incentivos governamentais para permitir novos investimentos partir da vocação produtiva regional.
Outra reivindicação foi apresentada pelos produtores de maçãs de Palmas, que reivindicam a diminuição dos custos de armazenagem junto a unidade da Codapar, que estaria onerando o setor e impedindo a expansão da atividade no município.
Após ouvir as justificativas pelos pleitos, o deputado Ribas Carli, avaliou que a mobilização pela a criação de uma nova Região Administrativa é fundamental. Sugeriu que inicialmente se faça a mobilização junto as lideranças políticas dos cinco municípios envolvidos (Palmas, Cel. Domingos Soares, Mangueirinha, Honório Serpa e Clevelândia) e seja encaminhada a proposição conjunta para que iniciar a articulação junto ao Executivo e Legislativo paranaense.
De outra parte anunciou que voltará a discutir com equipes do governo a viabilidade de formulação e apresentação de Projeto de Lei, instituindo uma política de tratamento diferenciado para instalação de novos complexos produtivos nos municípios que atualmente apresentam os piores Índices de Desenvolvimento Humanos – IDH do Paraná.
Citou que a proposta deverá atender as microrregiões de Palmas, Guarapuava e Pitanga, no contexto da Mesorregião Centro-Sul do Paraná, cujos municípios são os que atualmente apresentam discrepâncias de crescimento e desenvolvimento em relação às demais regiões do Paraná e que precisam de apoio governamental para corrigir as distorções existentes.
Após as explanações pelo parlamentar, que reiterou seu apoio e compromisso com os pleitos, já foram definidas algumas ações que deverão ser desenvolvidas, em níveis local e regional, bem como no âmbito governamental para o encaminhamento das soluções necessárias. O parlamentar também salientou que há uma expectativa bastante grande de que no segundo semestre o governo do estado deverá retomar os investimentos, após um período de arrocho e turbulência.
Fonte: Portal RBJ